sábado, 25 de junho de 2011

Bactéria E.Coli pode ter chegado ao Brasil

A bactéria E. Coli que infectou mais de 3.800 pessoas na Europa e causou 45 mortes na Alemanha pode ter chegado ao Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, há dois pacientes com sintomas da doença. Eles retornaram da Alemanha no dia 11 de junho, e apresentaram os primeiros sintomas da doença no dia 14. Eles não estão internados, mas realizaram exames laboratoriais para confirmar ou não a doença.
Os sintomas da doença são cólicas abdominais e diarreia, com ocorrência de sangramentos.  A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos.
Segundo o  médico da Vigilância Epidemológica de Campinas, André Ribas, "Não há motivo de alarde, os pacientes estão bem e a verificação é apenas uma forma de evitar a transmissão no Brasil, o que não ocorreu até hoje".
            Cientistas Alemães afirmaram que a bactéria causa a morte, porque desenvolvem autoanticorpos que destroem o próprio organismo, diminuindo a irrigação sanguínea em importantes regiões do cérebro e dos rins.
            Segundo a bióloga Rosana Siqueira dos Santos, alimentos como frutas e verduras podem estar envolvidos na disseminação da bactéria, não só na Alemanha como em outros países. Por isso é importante que as pessoas lavem bem esses produtos antes de consumi-los.
A E. coli faz parte do trato intestinal do homem e animais de sangue quente. É eliminada constantemente no meio ambiente através das fezes e dessa maneira pode contaminar solo, água e rios, lagos e principalmente alimentos. Por isso o cuidado com a higienização é um fator muito importante no combate aos microrganismos. 
Fonte: Portal Universidade