quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cresce demanda por fim do bloqueio contra Cuba

Nações Unidas, 27 set (Prensa Latina) Várias delegações uniram-se hoje à crescente demanda internacional para pôr fim às medidas do bloqueio estadunidense contra Cuba, qualificado como agressão unilateral e uma ameaça permanente contra a estabilidade do país.

O ministro de Relações Exteriores da Federação Russa, Sergey V. Lavrov, ao intervir ante a Assembléia Geral das Nações Unidas pediu o levantamento do bloqueio e estabelecer a cooperação em lugar de isolamento.

O chefe da diplomacia russa disse que as ações que eludam ao Conselho de Segurança da ONU devem ser detidas.

Enquanto, o chanceler da Nicarágua, Samuel Santos, exigiu o cumprimento das resoluções que a Assembléia Geral tem adotando por mais de duas décadas e que pedem o cesse do cerco econômico dos Estados Unidos contra Cuba.

O criminoso bloqueio viola o direito internacional e é, em seu essência e objetivos, um ato de agressão unilateral e uma ameaça permanente contra a estabilidade de um país, sublinhou.

Destacou que pese a isto, Cuba é a cada dia mais solidária e mais irmã de todos os povos do mundo. Seu exército de batas brancas e de professores é a cada dia mais numeroso e solidário, sublinhou.

Por sua parte, Sergei Martynov, ministro de Relações Exteriores de Belarus, precisou que durante décadas Washington desenvolveu "uma política de bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba" em uma clara violação dos princípios e decisões da ONU.

Outras nações como Belice, São Tomei e Príncipe e Angola, pediram o cesse do bloqueio em todas suas formas pelo considerar, entre outras, violação das regras do comércio internacional.

aab/rc/lb

Fonte: prensa-latina.cu Por Blog Professor Edgar Bom Jardim-PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog