terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bonjardinense Manuel Mendes, Pioneiro viu a cidade nascer

Ex-funcionário do Ipase chegou ao DF em 1958 e ajudou a tornar real o sonho de JK

O dia 11 de novembro de 1957 não foi uma segunda-feira comum para o pernambucano de Bom Jardim, Manuel Mendes, que funcionário do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado (Ipase), era um dos escolhidos para ajudar na construção da futura capital do Brasil e devia seguir viagem para o novo posto. “Sai do Aeroporto Santos Dumont às sete horas e foram várias horas de voo. Eram quatro da tarde quando o avião desceu e vi que só tinha terra vermelha e um jipe esperando para nos levar ao alojamento”. Mendes lembrou que as impressões acerca do novo lar não foram as melhores. Era um barraco de madeira com telhado de alumínio e distante do chão, pois era tempo de chuvas, onde também funcionava o escritório.

No início, a mão-de-obra era escassa, mas a notícia da construção da cidade se espalhou e chegava gente de todos os cantos do país, muitos analfabetos. “Eu escrevi e li muitas cartas para eles”. Com a estrutura sendo montada, alojamentos já iluminados por geradores e mais gente para a labuta, a construção ganhava dimensões. Assim, o desejo de Juscelino Kubitschek ganhava formas. Ruas, casas e prédios foram erguidos, Mendes passou a desempenhar diversas funções e até lançou o jornal O Barbeiro.

As comemorações da transferência da capital tiveram início no dia 20 de abril de 1960. “Eu me lembro muito bem. Assisti a inauguração toda, fiquei 48 horas acordado. A programação oficial da mudança começou às 17 horas, no Eixo Monumental. Entre desfiles e shows comemorativos, os operários montavam o altar para a missa. Este foi o momento que Brasília virou capital. A banda de Fuzileiros Navais tocou o Hino Nacional. Todos se puseram de pé e a cidade se iluminou. Eu chorei, Juscelino chorou, muita gente chorava; era muita emoção naquele momento”.
(*) Colaborou Nayara Mota

Fonte: Jornal Coletivo
Por Blog Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog