sexta-feira, 30 de março de 2012

Brasileiros participam de ação para libertar reféns das Farc na Colômbia

COLÔMBIA

Esta será a 4ª operação com apoio logístico e técnico do governo brasileiro

Operações militares aumentaram em algumas regiões da Colômbia, devido aos constantes ataques das Farc
Operações militares aumentaram em algumas regiões da Colômbia, devido
 aos constantes ataques das Farc (Luis Robayo / AFP)
Dois helicópteros com equipes técnicas do Brasil partiram nesta sexta-feira em direção a São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia, para receber dez reféns que a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) prometeu libertar. A informação foi dada pela porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) Sandra Lefcovich, que acompanha a comitiva.
No sábado, integrantes da Cruz Vermelha da Colômbia e representantes da ONG Colombianos e Colombianas pela Paz, entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, se juntarão a eles. As duas aeronaves Cougar do batalhão de aviação de Manaus partirão no domingo para a cidade de Villavicencio, no centro da Colômbia, e na segunda-feira iniciarão as operações de libertação, explicou Sandra.
Piedad tinha informado nesta semana que sua equipe partiria no sábado da Colômbia para embarcar nos helicópteros brasileiros. "Na segunda-feira, serão feitas as primeiras libertações e no dia seguinte descansaremos para na quarta-feira (acompanharmos) as outras libertações", declarou Córdoba.
Histórico - Esta será a quarta operação humanitária deste tipo que a Cruz Vermelha realiza com apoio logístico e técnico do estado brasileiro, desde 2009. No total, devem ser libertados dez reféns que estiveram entre 13 e 14 anos em mãos da guerrilha das Farc - quatro militares e seis agentes policiais.
As Farc - guerrilha mais antiga da Colômbia, com 47 anos de sangrenta luta contra o estado - garantem que estes são os últimos reféns militares que mantêm em seu poder.
(veja.com/  France-Presse)




Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog