terça-feira, 9 de julho de 2013

Primeira ejaculação: o que os meninos querem saber?


  O juventude  e sexualidade  - Direto ao ponto
Maria H. Vilela.
A puberdade tem uma razão muito especial: preparar o corpo para as alterações que possibilitam a reprodução. Por isso, neste período, o acontecimento mais marcante para o garoto é a ejaculação! Ela significa que sua linha de produção de espermatozoides entrou em ação e, agora, ele é capaz de gerar um filho.
A primeira ejaculação é muito esperada pelos meninos. Na nossa cultura, ela simboliza a masculinidade. Enquanto ela não acontece, eles não sossegam. E mais: muitos meninos acreditam que quanto mais se masturbarem, mais cedo virá a ejaculação. Assim, não é incomum o garoto passar mais tempo no banheiro do que era o seu costume. Porém, para a tristeza da maioria, a masturbação não acelera o caminho natural de cada um. O menino só irá ejacular no seu momento, de acordo com a sua herança genética e seu desenvolvimento físico.

Jogando e aprendendo

A primeira ejaculação se chama semenarca ou espermarca. A idade em que ela ocorre é variável, assim como a forma. Enquanto alguns meninos já apresentam ejaculações desde os 12 -13 anos, outros só a terão em torno dos 15 anos. No entanto, é muito comum que ela ocorra na fase do estirão de crescimento, quando o garoto tem um ganho rápido de altura e o pênis aumenta de tamanho.
Para muitos meninos, a expectativa sobre a primeira ejaculação é de um jato muito forte de um líquido viscoso, numa quantidade infinitamente maior do que seria o natural. A verdade é que, no início, o sêmen é aguado e só depois, nos episódios seguintes, começa a ficar mais encorpado, com a cor amarelada e um cheiro parecido ao de água sanitária.
Para tratar deste assunto com os alunos, a melhor forma que encontrei foi a utilização de jogos. Numa competição, consegue-se estimular uma maior participação do grupo. E a competitividade característica da idade pode ajudá-los a aprender e ensinar a sua equipe.
Assim, quando tenho que abordar este tema, costumo usar o Jogo da Reprodução Humana, um dos jogos que ajudei a desenvolver e que faz parte do material educativo Jogo de Corpo (elaborado e disponível para venda no Instituto Kaplan). Quem não possui o jogo pode usar também as imagens da Corrida dos Espermatozóides, disponíveis aqui.

As dinâmicas propostas pelos jogos esclarecem e desmistificam, de forma lúdica, muito do que pode perturbar os meninos que desconhecem o funcionamento de seu corpo. No Jogo da Reprodução Humana, por exemplo, eles aprendem que a quantidade normal de sêmen ejaculado varia de 2,0 a 5,0 ml, e que ele é composto de espermatozoides, líquido seminal e bastante secreção prostática. Esta variação de volume depende do grau e do tempo de excitação. Quanto mais o homem ficar excitado, e demorar a ejacular, mais líquido prostático será produzido e maior será o volume de sêmen ejaculado. Para que isso aconteça, no entanto, não basta apenas querer, é necessário atingir uma maturidade física e certa experiência sexual.
Neste trabalho, é fundamental fazê-los entender que a verdadeira função da ejaculação é depositar os espermatozoides na vagina para que ocorra a fecundação. Nos jogos, fica muito claro para os alunos que quando o garoto começa a ejacular, se ele tiver uma relação sexual sem proteção, pode engravidar uma garota. Inclusive no primeiro ano, quando há uma produção baixa de espermatozoides.
O jovem precisa ser conscientizado de que o fato de ter ejaculado não significa que já esteja pronto para ter relação sexual, e muito menos para ser pai. Reuni-los em grupo para uma atividade lúdica torna muito mais fácil para eles aceitarem e respeitarem o tempo de cada um e seus sentimentos.

Polução noturna

A primeira ejaculação ocorre, em geral, durante a masturbação, mas também é muito comum ocorrer durante o sono. Neste caso é chamada de polução noturna.
Polução noturna é a ejaculação involuntária que ocorre durante o sono. Quando a primeira ejaculação ocorre dessa maneira, pode deixar os meninos confusos. Ao se verem molhados, muitos garotos acham que urinaram na cama. Portanto, é tranquilizador para o adolescente informar que a polução noturna é natural, tanto na adolescência como na fase adulta.
Durante o sono, passamos por vários estágios que vão do sono leve ao profundo. Neste processo, há um momento chamado de fase REM (Rapid Eyes Moviment, ou Movimento Rápido dos Olhos), em que podem ocorrer as ereções fisiológicas para oxigenar os tecidos do pênis. Se o homem tiver sonhos eróticos durante esse período, a polução noturna pode acontecer. É assim que o organismo “se livra” do excesso de sêmen acumulado.
Conversar sobre estes acontecimentos, contextualizando-os na função reprodutiva, ajuda o adolescente a lidar melhor com o seu corpo, as transformações pelas quais ele passa e a iniciar sua vida sexual com responsabilidade.

www.professoredgar.com

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog