segunda-feira, 8 de julho de 2013

Você já ficou? Como é ficar ? Família e Escola orientam sobre o ficar ?

Do ficar bem ao se dar mal

 Sexualidade - Direto ao Ponto

Muitos pais e educadores ficam perturbados com a ideia do “ficar”. Mas nada acontece à toa. Após muitas reflexões, eu compreendi que o ficar tem uma função essencial nas relações afetivo-sexuais e na preparação dos adolescentes para o relacionamento a dois. O jovem precisa de um tempo e treino para saber lidar com a convivência intensa e a intimidade que o namoro atual exige deles.
O “ficar” é uma forma de relacionamento afetivo-sexual que permite troca de carícias, em geral da cintura para cima. Mas isto não é uma regra para todos os adolescentes. As carícias e a forma como cada casal desfruta do “ficar” podem variar de acordo com os interesses e a maturidade sexual. O mais importante é que o “ficar” pressupõe uma relação sem compromisso e com direitos iguais.
Assim, o “ficar” derrubou barreiras! Para os meninos favoreceu o treino de práticas sexuais e a espontaneidade nas relações, já para as meninas a conquista foi muito maior – uma revolução sexual – a garota aprendeu a reconhecer o desejo sexual, sem que, necessariamente, esteja apaixonada!
O “ficar” pode ser uma etapa de um relacionamento ou uma vivência interessante, não só em relação ao sexo, mas também da capacidade de se relacionar com o outro.

Quando ficar pode ser perigoso

Ninguém está pronto para transar de uma hora para outra. Todos nós passamos por um processo de desenvolvimento que, gradativamente, nos faz ter interesses por situações sexuais das mais simples às mais complexas, como a relação sexual propriamente dita.
Uma garota de 13 anos, por exemplo, mesmo com o corpo de mulher praticamente formado, pode ter o interesse de ficar para testar sua capacidade de sedução, beijar, abraçar e até trocar algumas carícias, mas isso não significa, necessariamente, que ela quer ter uma relação sexual. Se o garoto com quem ela ficar tiver uma idade aproximada, o “ficar” tem menor probabilidade de oferecer o risco dela não saber se defender, se necessário. Os dois estão num momento praticamente similar do desenvolvimento sexual. Neste caso, o “ficar” limita-se às situações com as quais ambos podem lidar. No entanto, se o garoto for mais velho, as expectativas em relação ao “ficar” podem ser muito diferentes e a menina pode correr o risco de não ter sua vontade respeitada.

Sugestão para o professor

É importante que os educadores trabalhem com seus alunos a compreensão de que o “ficar” é uma experiência positiva, mas que, para isso, eles devem estar atentos ao tipo de envolvimento sexual que esperam que ocorra e quais são os seus limites – o que eles não querem que aconteça neste “ficar”. Faça-os entender que se perceberem que o outro quer o que ele(a) não deseja e nem se sente pronto, devem dar um jeito de “cair fora”, ou evitar se expor em locais onde não podem pedir ajuda.
Para ajudá-los nesta conversa com os alunos, um bom iniciador são os vídeos. Uma dica muito boa são os vídeos do projeto “Dar Voz Aos Jovens”, promovido pela Fundação Carlos Chagas e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que levou vinte jovens de 14 a 19 anos da rede pública a produzirem cinco vídeos sobre diferentes temas referentes à sexualidade, a partir de suas próprias experiências.
Um deles, “Violência e poder”, trata de abuso sexual e pode propiciar aos alunos do ensino médio o entendimento de que o desrespeito à vontade sexual do outro e qualquer tipo de coerção é crime! Se acontecer, deve ser denunciado. Lembrem que o abuso sexual e o estupro não acontecem só com desconhecidos. Eles podem ser praticados por quem a gente menos espera, inclusive, por uma pessoa atraente.



www.professoredgar.com

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