quinta-feira, 26 de março de 2015

Projeto da EREM Justulino Ferreira Gomes sobre Dia Mundial da Água é destaque no Portal da Educação

 EREM Justulino Ferreira Gomes celebra Dia Mundial da Água

Projeto “Água, riqueza desvalorizada” envolveu alunos e comunidade escolar.

Assessoria de Comunicação - 25/03/2015 19:07h



Como forma de disseminar o conhecimento sobre a importância da água para a manutenção da vida no planeta e a necessidade da preservação desse recurso, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira Gomes, localizada em Bom Jardim, na Zona da Mata, vem desenvolvendo o projeto: “Água, riqueza desvalorizada”.

Iniciado em fevereiro, o projeto envolve educadores, estudantes e comunidade escolar numa ação em rede, que visa mudança de atitudes e a educação da comunidade local para o bom gerenciamento das águas, incluindo o controle pessoal e a ação contra o desperdício. “Este projeto busca dar enfoque à escassez e à poluição da água estimulando o debate, a conscientização e a formação cidadã sobre as questões atuais que merecem destaque, especialmente no Distrito de Umari, no município de Bom Jardim”, explica a gestora da unidade escolar Paula Regina.

A partir da leitura de textos, exibição de filmes e documentários sobre o tema em sala de aula, os alunos saíram a campo realizando entrevistas com a comunidade a fim de diagnosticar o nível de conscientização dos moradores e sua relação com o consumo de água no local. Divididos em turmas, os estudantes trabalharam a produção de textos e cartazes, visando chamar a atenção da população para a atual crise hídrica vivida pelo país e o risco da escassez completa da água. “O próximo passo do projeto está agendado para o dia 30 de março, quando a escola promoverá uma caminhada pelas ruas de Umari levando faixas e cartazes chamando a atenção para o problema da falta de água”, lembrou Paula Regina.

Para Jéssica Ramos de Lira (14), estudante do 2º ano da unidade, o projeto está trazendo novos e importantes conhecimentos, tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral. “Aprendi que estamos passando por um período de falta de água aqui no Brasil, mas que, em países da África e da Ásia, as pessoas convivem com escassez, frequentemente, e isso nos alerta ainda mais sobre a necessidade de utilizar a água de forma consciente”, relatou Jéssica que falou sobre os preparativos para a passeata da segunda-feira (30). “Cada turma está produzindo faixas com mensagens de alerta e todos os alunos estão participando. Estamos contando também com a presença da comunidade na passeata”.
http://www.educacao.pe.gov.br/

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog