terça-feira, 22 de agosto de 2017

Perdemos Manuel Mendes, " o memino de Bom Jardim para o mundo"


Veja fotos e conheça um pouco mais da história desse grande jornalista, escritor e um dos  pioneiros na construção de Brasília, a capital do Brasil.

Colégio Santana de minha infância, a primeira escola regular que freqüentei, guardo as mais doces recordações. As madres alemãs eram habilidosas no trato com as crianças, sem esquecer a rigidez disciplinar própria dos alemães.
Outra preocupação, que ia além do simples ABC, era incutir nos alunos o gosto pela música, pelo teatro, pela cultura enfim. Como me lembro das brincadeiras que a madre Duária (Ilduaria) fazia! Ou da música, canções, piano, teatrinho sob o comando da autoritária madre Maurícia! Minha irmã, Maria, e eu, apesar dela está com 90 e eu com 91 anos, ainda temos vivas em nossas memórias as canções e algumas dessas peças infantis de que participamos, como O Sapateiro. Fui um dos sete sapateiros que formavam o elenco dessa peça e minha irmã, com mais seis outras coleguinhas, as freguesas que levavam os sapatos para consertar. Quando a cortina abria, mostrava o palco com sete banquetas de sapateiro e sete tamboretes, com alguns sapatos em volta. Os sete sapateiros entravam em fila, comigo à frente, por ser o menor do grupo. Vestíamos um avental de trabalho e levávamos um martelo numa mão e um pedaço de sola na outra. Íamos batendo na sola e cantando, com madre Maurícia ao piano:
Bum, Bum, Bum,
É tão bom ser sapateiro
Pois, enquanto o dia inteiro
Pula e brinca sem cessar,
Depois vai trabalhar. (Bis)
Cada menino ocupava sua banqueta. Entram então as meninas, dançando e cantando:
Vamos passear
E depois dançar,
Até a sola se estragar...
Vamos passear
e depois dançar
Até a sola se estragar.
Cada uma postava-se em frente de um sapateiro:
Bom dia, meu senhor,
Lhe rogo por favor,
Este meu sapatinho
Conserte-o direitinho.
Os meninos se levantam e fazem uma reverência:
Às ordens, senhorita,
Aqui estou,
Seu pé me deixe ver. (As meninas levantam o pé)
Mas, quanto este sapato
Se estragou,
Um novo vou fazer.
As meninas dão uma tira de papel e cantam:
Pois, tome a medida,
Assim serei servida.
Conserte-o bem melhor.
Obrigada, meu senhor.
E saem cantando a mesma canção da entrada. Pouco depois saem os meninos, cantando e batendo, tal como entraram. Havia uma outra peça, só para meninas maiores, A Lavadeira, com pedras e bacias d’água no palco. O grupo entrava com uma trouxa de roupa na cabeça. Colocava-a no chão, tirava de lá uma peça, mergulhava na bacia e depois batia com ela na pedra, sempre cantando:
Bate, bate lavadeira,
Bate e lava sem parar
E depois desta canseira
Como é bom o descansar!
A memória infantil é algo fabuloso mesmo. Tudo parece ter sido ontem, quando o foi lá por volta de 1935/6. Os versos estão um pouco forçados porque eles são tradução do original alemão. Também os estou repetindo com base na memória de minha irmã, pois nada temos escrito. É provável que haja falha, mas, no geral, dá uma idéia do nosso teatrinho de que Marly Mota, que dele participava, fala em seus livros. Para aumentar o espaço do teatrinho — na época, o colégio ocupava apenas um prédio, o original — as paredes que separavam as salas de aula eram de madeira e de correr, um recurso engenhoso que permitia assim um vão maior para as cadeiras e o palco improvisado nos dias de festa. (Manuel Mendes) 

https://www.youtube.com/watch?v=RD8benhimuk

Mensagens nas redes sociais

com um sorriso no rosto, o mesmo sorriso que nos acalentou, que nos acalmou, e que nos ensinou, com muito amor e paciência, a seguir o caminho do bem e da retidão.
A sua memória será para sempre honrada, o seu nome e a sua história serão sempre repetidos com amor, carinho e respeito. Você continuará eternamente presente em nossas vidas e em nossos corações.
Vá em paz, e siga o caminho que Deus lhe convidou a seguir.
😢
Te amarei eternamente, meu baixinho da careca mais cheirosa do mundo.
❤️👴🏼 ❤️
Frautes de Souza Muito triste, parte da história de Brasília vai com ele. Pioneiro e jornalista deixa importante legado. Minhas condolências
Responder
1
3 h
Remover
Giogiane Lima Meus sentimentos
Curtir
Responder
1
1 h
Remover
Zelia Paula Meus sentimentos.Muito triste com a sua partida.O senhor Manuel foi como um membro da família para nós Aprendi muito com ele.Era cheio de sabedorias.Vá com Deus Sr.Manuel e descanse em paz.Sentirei saudades eternas.
Responder
1
1 h
Remover
Paula França Meus sentimentos, um grande homem que enaltecer eu a comunidade de Umari. A biblioteca da EREM Justulino tem seu nome.
Responder
2
1 h
Remover
Cida Pereira Muitos triste jeito meus sentimentos e Deus conforte toda família
Responder
1
1 h
Remover
Rosângela Ferreira Meus sentimentos ,Deus te ilumine e te proteja la no ceu seu Manoel.
Responder
1
58 min
Remover
Kátia Andrade Meus sentimentos. 
Descanse em paz!
Responder
1
56 min
Remover
Ailton Siilva Meus sentimentos, que Deus coloque esse homem em um bom lugar no céu pois nunca conheci uma pessoa tão boa como essa, que realizou um sonho meu e de muitas pessoas... mim levou a brasilha e mim acolheu em sua casa como um filho nunca esquecerei disso q...Ver mais
Responder
1
33 min
Remover
Edgar S. Santos http://professoredgarbomjardim-pe.blogspot.com.br/.../per...
Veja fotos e conheça um pouco mais de sua história.…
PROFESSOREDGARBOMJARDIM-PE.BLOGSPOT.PE
ResponderRemover prévia
1
9 min
Gerenciar
Maria Das Graças Machry Meus sentimentos e que Deus te dê forças para suportar mais uma dor

Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog