segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Protesto pelo uso medicinal de derivados da maconha ocorreu durante debate sobre gratificações do Pacto Pela Vida

Óleo de maconha é feito de forma natural e usado para reduzir crises e amenizar dor / Foto: Wilson Maranhão/Ascom Edilson Silva
Óleo de maconha é feito de forma natural e usado para reduzir crises e amenizar dor
Foto: Wilson Maranhão/Ascom Edilson Silva
Da Editoria de Política

Em um protesto em defesa do uso farmacêutico de derivados de cannabis, um grupo de mães deu óleo de maconha para os filhos durante uma audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Dez crianças portadoras de doenças raras receberam o produto, que é feito de forma natural e usado para reduzir crises e amenizar a dor.
A manifestação ocorreu durante um debate sobre a proposta de gratificação de policiais civis e militares. Uma emenda do deputado Joel da Harpa (Podemos) incluía a maconha no rol de drogas cuja apreensão permite o recebimento do benefício, como a cocaína e o crack. Além das mães, um médico e representantes de movimentos sociais também se manifestaram contrários à gratificação para apreensão da substância.
Ao final do debate, o próprio Joel se comprometeu a discutir a revisão da proposta com os demais parlamentares, apesar de sustentar que o tráfico tem papel central na crise de segurança que o Estado atravessa. Ele ressaltou que é preciso criar mecanismos para punir os traficantes que não mirem os usuários. "Se fosse eu no lugar de vocês, faria a mesma coisa. Plantaria também", afirmou para as mães.

SEM ADOLESCENTES

Relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Antônio Moraes (PSDB) disse que não incluir no texto a emenda de Joel. Responsável por convocar o debate, o deputado Edilson Silva considerou a posição de Joel uma vitória.
Mais cedo, o governo do Estado também havia anunciado, por meio de nota, a retirada de outro trecho polêmico da proposta, o que incluía a detenção de adolescentes em conflito com a lei entre as medidas que poderiam servir para a gratificação.
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog