sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Professor doutor levanta seríssimas suspeitas sobre a Redação do Enem 2017


"Teriam sido os alunos das escolas privadas amigas da atual gestão do MEC pegos de surpresa"? Noutras palavras, o direcionamento (proibido em concursos públicos) do tema favoreceu quem? 
DA REDAÇÃO | O professor doutor pela USP Jeosafá Fernandez levanta em seu blog seríssimas suspeitas sobre a prova de Redação do Enem 2017, cujo tema foi: "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Membro da equipe do 1º Enem em 1998, e integrante da banca de redação desse Exame em anos posteriores, Fernandez explica que o tema do Exame não foi — como reza as normas de concursos públicos — direcionado ao seu público-alvo — estudantes de Ensino Médio — mas sim a agentes públicos e pedagogos. Na prática, segundo se depreende do que diz o professor doutor, o MEC infringiu as normas de proposição dessa prova, o que pode ser passível de contestação por parte dos candidatos e até de anulação da mesma.


O erro beneficia quem?

Jeosafá Fernandez vai mais além nas críticas e seu texto questiona a quem a prova de Redação do Enem 2017 teria beneficiado quando ignorou o público-alvo da mesma:
Aliás, quantos estudantes de pedagogia de nossas melhores universidades estariam em condições de tratar desse tema tão específico? Aliás, desafio o ministro da educação a redigir esta redação, sem consulta, neste exato momento. Veremos como ele se sai — qual seria sua nota? Aliás, pergunta meu amigo Plínio de Mesquita: "Teriam sido os alunos das escolas privadas amigas da atual gestão do MEC pegos de surpresa"? Noutras palavras, o direcionamento (proibido em concursos públicos) do tema favoreceu quem? (Grifos nossos)
O ministro Mendonça Filho (MEC) deve no mínimo uma explicação ao povo brasileiro, em particular aos mais de 6 milhões de candidatos que fizeram o Enem 2017. Mendonça, um dos líderes do golpe que afastou a presidenta Dilma (PT) e alçou ao Planalto o ilegítimo Michel Temer (PMDB) não pode intranquilizar os alunos e seus familiares.
Com informações de: amplexosdojeosafa.blogspot.com.br /deverdeclasse.org
Professor Edgar Bom Jardim - PE

0 >-->Escreva seu comentários >-->:

Postar um comentário

Amigos (as) poste seus comentarios no Blog